top of page

A Hipnose Ericksoniana: o Poder da Comunicação com o Inconsciente

Atualizado: 17 de fev.

POR STEPHEN PAUL ADLER


AFINAL, O QUE É HIPNOSE ERICKSONIANA?

Engana- se quem imagina que a Hipnose Ericksoniana é apenas uma abordagem terapêutica; Ela é muito mais que isto. O conhecimento ericksoniano é eficaz tanto dentro do consultório quanto na rotina do dia a dia, afinal, todos nós desejamos incentivar mudanças significativas e exitosas em todos os âmbitos de nossas vidas.

Para mim, a Hipnose Ericksoniana é, sobretudo, uma filosofia de vida que me permite ajudar meus clientes a superar obstáculos que, até aquele momento, acreditavam ser insuperáveis. Com ela, sou capaz de criar uma das principais conexões que o ser humano é capaz de estabelecer: a conexão para me comunicar com a minha mente inconsciente. A mente inconsciente é algo extraordinário e de extrema importância para o desenvolvimento do ser, porque toda transformação que você precisa e quer alcançar, começa, justamente, por meio dela.

Seja o desejo de ajudar o seu cliente num processo terapêutico, seja a vontade de mudar seus próprios padrões comportamentais, seja a necessidade pessoal de crescer e ser tudo aquilo que se quer, seja o que for que precise mudar, tenha a certeza que o ingrediente principal para o êxito desta empreitada sempre será sua mente inconsciente. Imagine como sua vida seria melhor se você tivesse a oportunidade de encontrar se consigo mesmo (a) para conversar sobre determinados aspectos de sua trajetória, sobre padrões comportamentais que não fazem mais sentido e sobre os projetos pessoais e profissionais que possui e, ao final do encontro, ter a certeza de que conquistou uma nova perspectiva, repleta de novas possibilidades, e o melhor: baseada no seu bem-estar e alinhado com o seu propósito de vida. Agora que você já conhece um pouco mais a Hipnose Ericksoniana, chegou o momento de apresentar Milton H. Erickson, criador desta abordagem que é reconhecida no mundo como uma das ferramentas mais eficazes da Hipnoterapia moderna.


QUEM É MILTON ERICKSON?

No dia 5 de dezembro de 1901, em uma família simples da pequena cidade de Aurum, no estado de Nevada, nascia Milton Hyland Erickson, quem, ao que tudo indicava, seguiria os mesmos passos de seu pai e se tornaria um fazendeiro. Os anos passaram e, aos 17 anos, Erickson, já adaptado a sua dislexia e seu daltonismo, vê-se frente afrente com mais um obstáculo a ser superado: a poliomielite. Após contrair a doença, o quadro de saúde do jovem Erickson piora ao ponto de paralisia severa, paralisando todos os seus músculos, só conseguia mexer os olhos e tinha dificuldade para falar. Os próprios médicos que o trataram não acreditavam que ele conseguiria sobreviver para além daquele momento.

“Á noite, deitado em minha cama, eu conseguia ouvir os três doutores dizendo aos meus pais que seu garoto poderia não sobreviver àquela noite. Eu senti uma intensa raiva porque ninguém deve dizer a uma mãe que seu filho poderá estar morto pela manhã. Então, minha mãe apareceu no quarto com um rosto sereno e eu pedi a ela que colocasse o guarda-roupa em determinado ângulo, contra a cabeceira da cama. Ela não compreendeu o porquê, pensou que eu estava delirando, mas assim o fez. A partir daquele ângulo eu conseguia ver através do espelho a porta aberta e, através dela, a janela oeste do outro quarto. Eu estaria condenado se morresse sem ver mais um nascer do sol. Hoje, se eu tivesse qualquer habilidade para desenhar, eu esboçaria aquele nascer do sol.” Milton H. Erickson em Autohypnotic Experiences of Milton H. Erickson (1977).


QUEM É MILTON ERICKSON? O Mago do deserto

Sobre o resultado, palavras são desnecessárias. A verdade é que essa seria apenas a primeira de muitas outras vezes em que ele utilizou o poder de sua mente para conquistar seu desejo verdadeiro. Durante sua época de recuperação, deitado em uma cama, sem conseguir mover-se ou falar, a única possibilidade de distração que o jovem Erickson encontrou, foi analisar as ações e trejeitos das pessoas que o cercavam, tanto em relação umas às outras como em suas interações com o ambiente.

Essa experiência aterrorizante e quase mortal marcou Milton H. Erickson para o resto de sua vida. Se por um lado, a pólio deixou sequelas em seu corpo que o levaram a cadeira de rodas em sua maturidade, por outro, o período de recuperação forneceu a ele conhecimento sem igual sobre o ser humano e suas ações, sobre a mente e sobre como nos comunicamos (linguagem corporal, linguagem não verbal, uso do tom de voz).Foi este conhecimento que o levou a voltar a andar; Foi este mesmo conhecimento, advindo de uma época sofrida, que permitiu que ele criasse a Hipnose Ericksoniana, técnica marcante para a história da Psicologia Moderna.


QUEM É MILTON ERICKSON?

Onde a Hipnose Ericksoniana, propriamente dita, começou Erickson iniciou seus estudos em psicologia em 1920, dois anos após o episódio da poliomielite. Vale ressaltar que ao tempo de ingressar na Universidade de Wisconsin, onde conquistaria sua graduação, Milton H. Erickson caminhava com o auxílio de uma bengala. A previsão dos médicos que cuidaram de sua enfermidade era que ele nunca voltaria a andar. Ele conduziu extensivas pesquisas sobre sugestão e hipnose durante todo o tempo de sua formação e residência médica. Seus estudos direcionados às duas áreas, em especifico, continuaram após o início de seus atendimentos profissionais em Michigan. A aplicação do conhecimento adquirido por Erickson durante toda sua vida(principalmente durante o momento mais delicado dela) e do conhecimento formal proporcionado pela educação universitária culminaram em reconhecimento nacional e internacional e nos principais círculos de psiquiatria, já no final da década de 1930.

Em 1948, Milton H. Erickson, restringido fisicamente a uma cadeira de rodas, opta por mudar-se com sua família de Michigan para Phoenix. A mudança foi um voto a favor da melhora da saúde de Erickson que fora diagnosticado coma Síndrome Pós poliomielite. Tanto ele quanto a família torciam para que a mudança minimizasse as intensas dores corporais, já que a perda total da mobilidade era uma certeza lembrada constantemente pela fraqueza dos músculos. Mesmo com a saúde debilitada, no ano seguinte à mudança, Milton H. Erickson volta a suas atividades de hipnoterapeuta em seu consultório, agora, residencial. O ilustre morador da desértica Phoenix atraia visitantes de todas as partes do mundo. Sua fama e eficácia eram tamanhas que o público em geral deu lhe um novo nome: MAGO DO DESERTO. Milton H. Erickson foi um profissional exemplar sob todas as perspectivas. Sua paixão pela hipnose, pela mente e por aquilo que o ser humano consegue realizar com sua força interior, foi o que o manteve ativo até sua morte em 25 de março de1980, após um pouco mais de 50 anos de carreira clínica e acadêmica. Seu legado continua vivo até hoje graças aos esforços de grandes hipnoterapeutas ao redor do mundo, incluso sua filha Betty Alice Erickson que seguiu os passos do pai e dedicou sua vida profissional à difusão da Hipnose Ericksoniana pelo mundo.


Principais legados de Milton H. Erickson

Escreveu mais de 140 artigos sobre Hipnose e Sugestão; Coautoria em 5 livros sobre Hipnose; Atuou como consultor do Antropologista Gregory Bateson em suas pesquisas sobre a área de comunicação na década de 50; Influenciou Richard Bandler e John Grinder na concepção da PNL (Programação Neurolinguística); Erickson junto com Abraham Maslow e Rollo May, deu vida ao que hojechamamos de Psicologia positiva; 9 volumes de livros de coleção chamados: The Collected Works of Milton H.Erickson; Desenvolveu a linguagem para falar com a mente inconsciente; O brilhantismo uso da metáfora para a cura; Deu vida para o que hoje chamamos de terapia breve. Diferenças entre Hipnose Ericksoniana e outras Técnicas terapêuticas


Depois destas explicações sobre a técnica e sobre seu criador, gostaria de contar a vocês uma história que escutei quando iniciava meus estudos para tornar-me um hipnoterapeuta ericksoniano. Certo dia, Milton H. Erickson recebeu em seu consultório um senhor que, antes mesmo dos cumprimentos, dizia não conseguir parar de fumar e completou a sentença informando que já havia tentado de tudo, desde terapias até simpatias populares, e nada funcionara. Erickson ouviu tudo com tranquilidade e, após alguns momentos de reflexão, disse: “Ok, seu caso é, verdadeiramente, desafiante. Acredito que pouco posso fazer para mudar esta situação, mas gostaria de fazer uma tentativa.

Jogue fora todos seus cigarros. Não, não proibirei você de fumar, ao contrário, fume quantos cigarros desejar. Porém, para isso, você deverá andar até a venda e comprar um cigarro por vez. ”Esta história mostra com perfeição o porquê de a Hipnose Ericksoniana ser tão diferente, de forma positiva, e, até mesmo, mais eficaz que outras técnicas. Você, assim como o senhor da história, sabe exatamente o que está incorreto em sua vida, sem a necessidade de outra pessoa mostrar isso.

Por isso que quando estamos num ambiente ericksoniano, a sua individualidade é respeitada sobre todos os aspectos. Tenha a certeza de que em nenhum momento, durante uma sessão de Hipnose Ericksoniana, o profissional falará qual o problema do cliente e como ele será resolvido. Era constante Milton H. Erickson afirmar que você, eu e qualquer outra pessoa na face da Terra, tem em si o poder para encontrar as respostas que necessita. No caso contado, o cliente procurava uma forma de deixar de fumar, mesmo que acreditasse conscientemente que não conseguiria. Partindo deste pressuposto, só podemos acreditar que muitas das respostas que você procura estão ao seu redor e o poder para encontra-las está em sua mente inconsciente. Viver conectado (a) com este nível de sua mente é uma forma de expandir os sentidos e permitir que eles detectem as novas possibilidades que surgem. O transe ericksoniano, algo tão natural e que vivenciamos constantemente em nosso dia a dia, é a “ponte” necessária que faz a ligação com a mente inconsciente.

E quando nos tornamos praticantes da Hipnose Ericksoniana, acreditamos, assim como Erickson acreditava, que este nível da mente coletará as informações importantes para conseguirmos produzir em nossas vidas o êxito que tanto desejamos, seja profissional e/ou pessoal. E o que aconteceu com o senhor fumante? Mesmo com dúvidas sobre a efetividade do que Erickson sugeriu, ele passou a fazer assim como foi dito. Esta mudança de ação alterou o padrão comportamental típico que ele possuía e o incentivou a ser mais saudável. O senhor passou a ser um ex fumante. O novo método para conseguir fumar mostrou-se muito cansativo e pouco recompensador, e isto o fez parar por conta própria. Mais à frente, conversaremos sobre padrão comportamental, mas, antes, gostaria de deixar este pensamento de Erickson: “Você não precisa de uma mudança monumental em sua vida; Uma pequenina mudança já fará com que todo o restante mude.”

Benefícios que você vivencia na prática Chegamos em um ponto deste e-book em que você deve estar pensando“ OK, já descobri muita coisa sobre a Hipnose Ericksoniana, mas será que ela é realmente tudo isso que está escrito? ”Sim, ela é. E é muito mais do que já falamos aqui. Primeiro, o principal benefício que ela oferece é o AUTOCONHECIMENTO. Viver sem o autoconhecimento é como viver dentro de uma gaiola equipada com uma roda, que será eternamente sua distração e seu exercício; Como ter um mundo inteiro ao seu dispor e não se aventurar por ele. Como podemos descobrir o que gostamos, o que nos faz bem, nossos pontos fracos e nossos pontos fortes, se nunca paramos para olhar dentro de nós mesmos?

A conexão com a mente inconsciente que a Hipnose Ericksoniana proporciona é aponte que ligará você ao seu eu interior. O poder de discernir, o saber o que você deseja para sua vida e a certeza de que possui em si toda força que necessitará para alcançar seus sonhos é muito mais importante do que qualquer riqueza no mundo. Investir em seu autoconhecimento é ver suas chances de êxito multiplicarem por mil. O autoconhecimento é, por si só, um benefício extraordinário. E, para juntar-se a ele, tenho uma lista com muitos outros.

Mudança de padrão comportamental. Um padrão comportamental é algo que você repete sem ter consciência. Posso citar como exemplo o simples ato de estalar os dedos quando se está nervoso(a) ou sob estresse. A ação é tão rápida e despercebida que, quando menos se espera, já a realizou. Numa escala maior, o padrão comportamental pode ser notado em relacionamentos tóxicos, em frequentes posturas negativas, o vitimismo que muitos possuem e por aí vai uma lista ilimitada. Acredite, a mudança desejada não acontecerá porque outra pessoa assim o mandou ou porque “deste dia em diante, você não fará mais aquilo”. A Transformação verdadeira começa de dentro para fora, a partir de sua mente inconsciente. E transmitir as informações necessárias ao seu inconsciente para que a mudança duradoura ocorra é o papel da Hipnose Ericksoniana. Mais possibilidades em sua vida.

Ah, o mundo está repleto de possibilidades, o que falta é treinar nossos olhos para enxerga-las. Às vezes, permanecemos em situações negativas, que deterioram nossa saúde física e mental, por já estarmos habituados a ter apenas aquele enfoque. Erickson dizia que vivemos em problemas não porque gostamos, mas porque não vislumbramos outras possibilidades. E o ter um novo enfoque sobre o mesmo problema é o que a Hipnose Ericksoniana proporciona. Entenda que não é mascarar o problema, é mudar a sua perspectiva dele. Ao mudar o enfoque, sua perspectiva se transforma e você passa a notar as diversas possibilidades e resoluções que existem ao seu redor.

Resiliência

O autoconhecimento e o desenvolvimento de nova perspectiva só poderiam resultarem aumento da resiliência. No momento em que você enxerga uma nova maneira de viver e de superar obstáculos, todo o resto se transforma. O fortalecimento de sua resiliência virá exatamente do fato de que você ter a certeza de que para todo problema, há uma solução.

POR QUE DEVO APRENDER A HIPNOSE SE NÃO SOU TERAPEUTA


Auto hipnose

A Hipnose Ericksoniana é efetiva quando usada para acalmar a mente e você pode usá-la em si mesmo por meio da auto hipnose. Sim, você mesmo pode entrar em transe sem o auxílio de outra pessoa e desfrutar de clareza mental e de conexão interna mais profunda.

1.Individualidade

Todos somos perfeitamente imperfeitos. Você possui características únicas que merecem respeito e atenção. E é exatamente isto que a Hipnose Ericksoniana faz: com a prática do conhecimento ericksoniano, você passa a compreender quais são seus desejos verdadeiros e a respeitá-los perante a opinião alheia.

2. Autoestima

O autoconhecimento que a técnica proporciona rende frutos positivos em sua vida e o crescimento da autoestima é um deles. Você torna-se uma pessoa consciente do próprio valor e que trabalha diariamente para melhorar os pontos fracos que possui. Acredite, ao potencializar sua autoestima, você passa a ter uma vida pessoal e profissional mais equilibrada e saudável.

3. Crenças pessoais

A Hipnose Ericksoniana conquistou o mundo por conta de seu respeito ao próximo; respeito este que se estende as crenças pessoais de cada um, também. Seja utilizada em consultório, seja em uma reunião de negócios, com seus familiares ou como filosofia de vida, a Hipnose nunca entrará em conflito com o que você acredita, com sua religião e com sua moral, ou seja, com as suas crenças pessoais.

4. Jornada pessoal

Costumo dizer que, numa sessão terapêutica, o cliente vai até onde o terapeuta foi capaz de ir, e esta máxima também valerá quando você, sozinho (a), utilizar a Hipnose Ericksoniana como um meio de bem-estar e equilíbrio. Quem ditará a velocidade e os caminhos de sua jornada pessoal é você. A transformação positiva em seu ser acontecerá, indiscutivelmente. Porém, ela acontecerá no seu ritmo, quando sua mente inconsciente entender que você está pronto (a) para ela.

HIPNOSE ERICKSONIANA NA VIDA PROFISSIONAL

Uma DICA para o sucesso profissional sempre é benvinda Gostaria de abrir um parêntese neste e-book para tratar de um assunto que causa espanto, por incrível que pareça: a Hipnose Ericksoniana aplicada à vida profissional. Antes de tudo, quero deixar claro que vida profissional, neste caso, vai além dos profissionais das áreas de saúdes física e mental; Minha vontade é desmistificar o uso da Hipnose em todas as áreas de atuação, seja ela qual for. Quero começar este tópico com uma pergunta: você sabe o que é comunicação efetiva? Para uma comunicação ser considerada efetiva, ela tem que possuir muito mais que palavras envolvidas. A comunicação necessita de conexão entre aqueles que dialogam, necessita que seja realizada de maneira profunda, e é neste ponto que a Hipnose Ericksoniana entra.

O conhecimento ericksoniano permite que você esteja presente e crie um ambiente seguro e acolhedor, propicio à troca de informações em um nível mais profundo da mente. Sim, isto é possível. Isto quer dizer que você controlará e entrará na mente de outra pessoa? Não! E você compreenderá o porquê no próximo capítulo. O que realmente acontece quando há uma comunicação efetiva é que você consegue transpor as barreiras que a mente CONSCIENTE impõe e apresentar para amente INCONSCIENTE aquilo que vale a pena ela saber. Vale relembrar que a mente inconsciente é autônoma, não pode ser manipulada e trabalha com o único propósito de trazer felicidade e êxito a pessoa. Se o produto ou serviço oferecido é correto, a mente inconsciente aceitará a oferta; em caso contrário, ela recusará. Outro reflexo da prática Ericksoniana na vida profissional é o quanto ela modifica a perspectiva de tudo.

Quando trabalhamos apenas com a mente consciente, enxergamos somente um caminho para realizar determinado projeto. É como se existisse apenas uma linha reta entre o ponto de partida e de chegada, e rezamos para não existir nenhum problema nesta trajetória. Todo este cenário muda quando você se conecta com sua mente inconsciente .A mente inconsciente é não linear por natureza e esta característica é o ingrediente secreto para o sucesso. Ela enxergará uma linha reta entre o ponto de partida e de chegada, assim como, inúmeros outros meios de conquistar o mesmo êxito. Problemas no meio do caminho? A sua mente inconsciente não os enxergará como obstáculos intransponíveis e você, por consequência, não se deixará afetar pela ansiedade e nervosismo. Por falar em ansiedade e nervosismo, a Hipnose Ericksoniana auxilia, também, no controle das emoções. Mesmo em situações estressantes, você conseguirá seguir equilibrado (a), compreendendo que suas emoções são uma pequena parte de você e não você como um todo.

Comentarios


bottom of page