top of page

A pressa é inimiga das conquistas verdadeiras



Hoje trago para você, uma reflexão inspirada no livro de Tadashi Kadomoto, “O meu livro da consciência”.


A calma é uma virtude que muitas vezes é esquecida em nossa sociedade acelerada. Vivemos em um mundo onde a rapidez é valorizada, onde somos constantemente pressionados a fazer mais, a ser mais, a alcançar mais.


“A pressa é inimiga das conquistas verdadeiras.


O homem moderno muitas vezes quer um caminho melhor, mais rápido, mais fácil e se possível, mais barato.


Essas palavras de Dalai Lama são uma análise crítica de como os seres são emergenciais, além de querermos sempre mais facilidade.


Contudo, o processo evolutivo requer autoconhecimento, humildade e mergulho interno.


Precisamos mudar as nossas expectativas para expandir a nossa consciência e nos preparar para um caminho não tão suave, temos de nos empenhar, investir em nós mesmos.

Você tem muita força dentro de si que não usa, quando acessá-la obterá benefícios que podem chegar com mais lentidão, mas serão definitivos e consistentes”.


Algumas coisas na vida simplesmente não podem ser apressadas. Elas demandam tempo e sabedoria. Assim como uma semente precisa de tempo para germinar e crescer, nossos objetivos e sonhos também precisam de tempo para se desenvolverem. A sabedoria vem com a experiência e a experiência vem com o tempo. Portanto, é essencial desenvolver a calma.


Desenvolver a calma não significa ser passivo ou complacente. Significa ter a paciência para permitir que as coisas aconteçam em seu próprio ritmo. Significa ter a sabedoria para saber quando agir e quando esperar. Significa ter a coragem para enfrentar os desafios da vida com serenidade e confiança.


Quando você se sentir pressionado pelo tempo ou pelas expectativas dos outros, lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição. Desenvolva a calma, dê tempo ao tempo e permita que a sabedoria venha com a experiência. Você pode descobrir que as coisas têm uma maneira de se resolver quando você dá a elas o tempo e o espaço necessários para crescer.


Muita Paz.

Comments


bottom of page