top of page

Como você pode transformar a sua vida e fazer a diferença?



Olá,


Gostaria de começar o artigo de hoje com uma frase importante que utilizo no meu Grupo de Crescimento, um trabalho de revisão de vida, realizado no Brasil e no exterior, de forma presencial e on-line, em 10 encontros com temas universais que nos possibilitam refletir, fornecendo ferramentas para entrarmos pelo problema e sairmos pela solução.


A mudança que você quer está na DECISÃO que você não toma.

Para transformar a sua vida, eu diria que uma das primeiras coisas a se fazer é entender a sua responsabilidade pelo seu bem-estar.

Porque quando conseguimos identificar e lidar com as nossas emoções e sentimentos, podemos começar o processo de mudança.


Quando você tem o compromisso consigo mesmo, você cumpre as suas metas, atinge seus objetivos e realiza seu propósito de vida! O hábito é um aliado para a transformação de vida.


Todos nós temos hábitos, seja pegar um transporte num mesmo horário, andar de bicicleta, ter uma alimentação saudável. O hábito se estabelece na repetição.


Faça chuva ou faça sol, você realiza as coisas que devem ser feitas. Você faz aquilo que lhe corresponde fazer?

Tem uma piada antiga que diz que um homem muito simples ia à Igreja todos os dias e rezava diante de uma imagem de um santo e implorava:

–Por favor, deixe eu ganhar na loteria.

Até um dia que a imagem se materializou só para dizer:

–Meu filho, por favor, compre um bilhete!

Muitas vezes, nos pegamos esperando que o outro faça para nós, que as condições sejam perfeitas para começarmos a agir, mas a verdade é que, se continuarmos nessa espera, nunca daremos o primeiro passo.

É natural que queiramos ter tudo alinhado antes de começar algo novo. Queremos ter todas as ferramentas, habilidades e recursos necessários para garantir o sucesso e a mudança que desejamos.

A verdadeira transformação começa quando decidimos agir, mesmo com todas as imperfeições e incertezas ao nosso redor.

Se pergunte:

Eu tenho coragem para dar o primeiro passo, mesmo sem saber ao certo onde ele me levará?

Ou espero por uma condição ideal para começar a agir?

É nesse momento que assumimos a responsabilidade pelas nossas escolhas,pelos nossos atos e começamos a moldar nossa história de vida.

É claro que não podemos controlar todas as situações, mas podemos controlar como reagimos a elas.

Isso significa que temos o poder de escolher como enfrentar os problemas e encontrar soluções.

Nem sempre encontraremos soluções imediatas, mas se você procurá-las, certamente as achará.

Aquilo que nos corresponde a fazer, mesmo que seja apenas um pequeno passo de cada vez, é necessário fazermos.

Assuma a responsabilidade pelos seus atos, dê o primeiro passo e permita-se transformar a vida de forma positiva.

A mudança da casa, de cabelo, de emprego, começa dentro de nós, às vezes,queremos que as coisas aconteçam de uma hora para outra , isso não é possível, não é realista.

Por sermos diferentes, aquilo que é bom para mim, pode não ser para o outro e vice-versa.

Cada pessoa é única e tem suas próprias características, habilidades e sonhos.

Essa diferença é o que nos torna tão interessantes e nos permite aprender uns com os outros.


Qual o sentido da minha vida?


Quando descobrimos o sentido da vida, o significado da vida, podemos traçar o nosso propósito.

Qual o significado e qual o propósito?

Pra mim, acredito que temos um planejamento individual dentro de um grande planejamento coletivo

Podemos perceber o quanto caminhamos, e para onde estamos indo, e onde queremos chegar!


A dimensão espiritual é uma parte importante da nossa vida. É a busca por um propósito maior, por uma conexão com algo além de nós mesmos.

Com a nossa essência. Como dizia Jung: Nascemos originais e morremos cópias.

Ao refinar o sonho, adquirindo uma consciência mais elevada, amadurecendo e tendo condições de realizá-los, você pode estabelecer novas percepções e discernimentos para fazer toda a diferença transformando o sonho em realidade.


Na medida que vamos refinando nossos sonhos, vamos ajustando muitas outras coisas. O sentido da vida vai ajustando o propósito se tornando mais claro.

Cada pessoa deve seguir sua verdade no processo de transformação da vida. Isso significa ouvir a si mesmo, seguir seus sonhos e fazer o que sente ser melhor para você


Outro exemplo: A pessoa percebe que o relacionamento não está da maneira que ela deseja. É interessante pesquisar sobre Inteligência emocional, conversar com o parceiro (a) entender as diferenças da relação, Segundo Virginia Satir, psicoterapeuta norte americana conhecida pela sua abordagem com família e por seu trabalho com constelação sistêmica: “nos aproximamos do outro pelas semelhanças e crescemos nas diferenças”.


Para mudar algo em nossas vidas, primeiro mudamos a maneira como pensamos e sentimos sobre isso.


Quando mudamos nossa perspectiva interna, nossas ações e comportamentos externos também mudam.


Pensem sobre isso!


A dimensão espiritual pode desempenhar um papel importante nesse processo de mudança interna. A espiritualidade nos ajuda a nos conectar com algo maior do que nós mesmos e a encontrar forças para a transformação em nossas vidas.

Quando nos conectamos com nossa dimensão espiritual, podemos encontrar paz, amor e compaixão dentro de nós mesmos, o que nos ajuda a mudar de dentro para fora.


É importante notar que a espiritualidade não está ligada a nenhuma religião específica. Cada pessoa pode encontrar sua própria maneira de se conectar com sua dimensão espiritual, seja através da respiração, de forma simples: através da meditação, yoga, na conexão com seu silêncio, com seu eu sou, com o Sagrado, o Divino dentro de cada um de nós.


Só você sabe e pode transformar a sua vida e fazer a diferença no mundo.


Muita Paz.

Commentaires


bottom of page