top of page

Ginecologia Psicossomática? (vídeo)

Atualizado: 6 de fev.

DR OSMAR COLAS

Hoje quero fazer uma reflexão de um vídeo que assisti, dentre vários, do Dr Osmar Colás. Dr Osmar Colás é médico ginecologista (psicossomática), hipnoterapeuta cognitivo comportamental, presidente do Instituto Osmar Colás, especializado em atendimentos médicos, consultoria em saúde e ensino, incluindo hipnose e terapias cognitivo-comportamentais. Presidente da Associação Brasileira de Hipnose. Ele nos explica com muita propriedade sobre ginecologia psicossomática e as influências do nosso psiquismo, nosso estado emocional sobre sintomas ginecológicos em nosso corpo. A ginecologia psicossomática, segundo Dr Osmar, identifica problemas ginecológicos e disfunções sexuais que são muito mais frequentes do que possamos imaginar.


A ansiedade segundo ele, é a grande vilã das disfunções sexuais no homem e na mulher; como perda do desejo sexual, perda da ereção, entre outros sintomas. Estes estados de ansiedade podem e devem ser tratados e ele elege a técnica da hipnose clínica ou hipniatria (que é a hipnose feita por médicos). Isso credencia mais uma vez a Hipnose como recurso de tratamento para várias situações, evidenciado sua importância até nas práticas integrativas do SUS (PICs). Os conselhos profissionais de saúde reconhecem a hipnose como prática complementar de efeito positivo.


Quando profissionais com o peso do Dr Colás avalisa a hipnose como tratamento integrativo, podemos acolher, refletir e utilizar.


Veja o Vídeo de Dr. Osmar Colás:




bottom of page