Hoje, gostaria de conversar com vocês sobre um tema especial para o nosso
desenvolvimento pessoal e social, profissional que é a inteligência emocional.
Sei que o assunto não é nenhuma novidade, desde Daniel Goleman, precursor da
inteligência emocional, como Augusto Cury, Gustavo Cerbasi, entre outros, já abordaram
esse tema.
Como também o olhar da física quântica e da neurociência que contribuem para uma maior
compreensão.
Entretanto, poucas pessoas põem em prática essa habilidade que nos permite identificar,
compreender e gerenciar nossas emoções e sentimentos.
Na minha pesquisa sobre o assunto, trago para vocês refletirem sobre a inteligência
espiritual tão somente como par complementar da inteligência emocional.
São pontos de vista sensíveis e sutis, onde podemos a partir desta nova informação
agregar a nossa vida novas atitudes e uma maior compreensão.
Antes porém, gostaria de definir:
O que é emoção?
A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não
envolve pensamento nem sentimento .
O que é sentimento?
Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação
de alguma coisa .
Percebam que a emoção é reação enquanto que o sentimento é construção.
O que é Inteligência Emocional e qual a diferença da inteligência intelectual?
Inteligência Emocional é a nossa capacidade de decidir nossas próprias emoções, não
descartando, porém, os nossos sentimentos frente a determinada situação.
Já a Inteligência Intelectual ou Racional – está relacionada a capacidade lógica, a resolver
questões racionais, relacionadas ao QI (coeficiente de inteligência).
O que é inteligência Espiritual?
É a capacidade do ser humano equilibrar sua razão (QI) e sua emoção (QE) com base em
suas crenças, valores e ações corretas de formas funcionais – e assim, encontrar o seu
propósito de vida.
Qual a diferença entre gestão das emoções e inteligência Emocional?
Por gestão de emoções, podemos entender a capacidade de compreender e avaliar as
próprias emoções, para assim planejar suas ações.
Como falei antes, a inteligência emocional nada mais é que um conjunto de habilidades que
nos permitem identificar, compreender e gerenciar nossas próprias emoções, bem como
entender e responder adequadamente às emoções dos outros.
Ela é fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e para lidar com
situações desafiadoras da vida.
A ideia por trás da inteligência emocional é que, ao nos tornarmos mais conscientes de
nossas emoções e das emoções dos outros, somos capazes de nos comunicar e nos
relacionar de forma mais satisfatória
Quando somos mais conscientes de nossas emoções e de como elas afetam nossas ações
e pensamentos, somos capazes de gerenciá-las de forma mais eficaz e tomar decisões
mais sábias.
O autoconhecimento e a inteligência emocional estão intimamente relacionados. O
autoconhecimento é a habilidade de reconhecer nossas próprias emoções, pensamentos e
comportamentos, e a inteligência emocional é a habilidade de gerenciar essas emoções de
forma eficaz.
Quando somos mais conscientes de nossas emoções e de como elas afetam nossas ações
e pensamentos, somos capazes de gerenciá-las de forma mais eficaz e tomar decisões
mais sábias.
O conceito de inteligência emocional foi popularizado pelo psicólogo Daniel Goleman em
seu livro "Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser
Inteligente" (1995).
Desde então, a inteligência emocional se tornou uma habilidade valorizada em muitas
áreas, incluindo negócios, educação e saúde.
Uma pergunta simples que pode ajudar você a perceber se tem inteligência
emocional é pensar:
Como você reage a uma situação adversa?
É claro, que não temos 100% do controle de nossas emoções, mas se você não consegue
administrá-las, isso pode ser um sinal de atenção.
Por exemplo, quando pensamos em inteligência emocional no campo profissional:
Exemplo: um gestor que frente a uma dificuldade, ELE administra as suas próprias
emoções sendo capaz de motivar os funcionários e sua equipe e assim conseguem
prosperar.
Para identificar emoções é preciso prestar atenção aos sinais físicos e mentais que o corpo
envia, como sensação de mal-estar, tristeza, irritação, dentre outros.
Uma estratégia para lidar com as emoções é reconhecê-las, validar os sentimentos e
dialogar com eles e ouvir o que eles têm para nos dizer. Eles sempre trazem mensagens.
Todos nós sabemos que lidar com as emoções no dia a dia pode ser um grande desafio,
especialmente em tempos de incerteza e mudanças constantes.
Contudo, é possível desenvolver habilidades de inteligência emocional para gerenciar as
emoções de forma saudável e construtiva.
Uma das chaves para lidar com as emoções é a autoconsciência emocional, que envolve a
capacidade de reconhecer e compreender seus próprios sentimentos. Isso pode ser
alcançado simplesmente ao reservar um tempo para refletir sobre suas emoções/
sentimentos e pensamentos.
Uma dica simples e poderosa é ter um diário, um caderninho para anotar os seus
pensamentos, seus hábitos, enfim...
Outra habilidade importante que ajuda a regulação emocional, inclui técnicas como
respiração profunda, exercícios físicos, conversar com amigos ou familiares, ou até mesmo
buscar ajuda profissional se necessário.
Lidar com as emoções no dia a dia é um processo contínuo de desenvolvimento pessoal.
Mas, certamente quando você começar a ter mais consciência sobre as suas emoções de
forma saudável e construtiva, você poderá alcançar uma vida mais equilibrada e satisfatória.
Não existem emoções boas ou ruins, elas são apenas emoções, a forma como você lida e
gerencia as emoções é que as determinam (alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa).
Um exemplo de emoção é a alegria, que pode ser experimentada em situações como
receber boas notícias, passar tempo com amigos e familiares, ou fazer algo que amamos.
Por outro lado, a tristeza é uma emoção que pode ser sentida após uma perda, separação
ou decepção.
Preste atenção nas emoções e aprenda a lidar com elas de maneira saudável.
Isso vai ajudá-lo não somente na vida pessoal, mas na vida social e profissional.
Então, acredito que para desenvolver a inteligência emocional, é possível adotar algumas
práticas simples,
PRÁTICAS
1. Autoconhecimento: tire um tempo para refletir sobre suas emoções e como elas afetam
suas ações e pensamentos.
Identifique seus pontos emocionais fortes e fracos e trabalhe para melhorá-los.
2. Empatia: tente compreender os sentimentos e perspectivas dos outros. Escute
atentamente e se coloque no lugar deles, procurando entender suas preocupações e
necessidades.
3. Aprenda a lidar com suas emoções de forma saudável e construtiva. Encontre maneiras
de relaxar e se acalmar, como meditação, exercícios físicos ou hobbies.
4. Habilidade social: desenvolva habilidades de comunicação e aprenda a estabelecer
relacionamentos saudáveis e positivos com os outros.
Além disso, é importante lembrar que a inteligência emocional é uma habilidade que pode
ser aprendida e aprimorada ao longo do tempo, E ISSO por meio de prática e esforço
contínuos.
Pense sobre isso e pratique,
Muita paz.
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