top of page

Oração, Ciência e Saúde

Atualizado: 19 de fev.


Dr. Newton Miguel Moraes Richa – Médico do Trabalho. Artigo extraído do Jornal Revista – Caderno Revista, junho de 2023.

Em seu livro “ Caminhos de Cura” Dr. Francisco Di Biase e Mário Sérgio F. da Rocha, abordam o enriquecimento da vida com orações, meditações, visualizações e outras práticas milenares de relaxamento e de bem-estar, com fundamentação na ciência moderna. Os autores revelam como a união entre ciência moderna e as tradições espirituais conduz a compreensão dos mecanismos pelos quais tais práticas podem estimular a mente e o corpo a se harmonizarem com a inteligência auto organizadora do Universo, favorecendo a cura e o bem-estar.

Esse artigo aborda os efeitos benéficos das orações, confirmados por estudos científicos. Em meados da década de 80, no Hospital geral de São Francisco na Califórnia, EUA, o Dr. Randy Bird selecionou, aleatoriamente 393 pacientes internados na Unidade Coronariana, divididos em 2 grupos comparáveis em termos de idade e gravidade da doença. Um grupo com 192 pacientes recebeu orações diárias por grupo de voluntários de diversas religiões. Os pacientes não sabiam do estudo e os voluntários não conheciam os pacientes. Cada voluntário rezou para vários pacientes e cada paciente teve de 5 a 7 voluntários rezando por ele.

O grupo restante constituído por 201 pacientes não recebeu orações. Após 10 meses de duração, o estudo mostrou resultados surpreendentes. O grupo de 192 pacientes, que recebeu orações, apresentou uma evolução clínica com muito menos complicações que o grupo controle que não recebeu orações: somente 3 pacientes necessitaram de antibióticos, em comparação com 16 no grupo controle; somente 6pacientes tiveram edema pulmonar (líquido nos pulmões) em comparação com 18pacientes no grupo controle; e nenhum paciente necessitou de respiração artificial, enquanto 12 pacientes do grupo controle necessitaram deste tipo de tratamento. Os resultados foram apresentados na American Medical Association de Miami (EUA),com grande repercussão nos meios científicos internacionais. Outros estudos científicos confirmando os efeitos benéficos das orações são apresentados no livro.

Desde a antiguidade mais remota, curandeiros, terapeutas e médicos têm enfatizado os efeitos curativos da Fé, da expectativa esperançosa de cura, do otimismo, da alegria de viver, dos pensamentos positivos e da paz interior.

As pesquisas recentes sobre a interação corpo-mente e o desenvolvimento da Psiconeuroimunologia, da Medicina Psicossomática, das Neurociências e da Psicologia Transpessoal demonstram que a união da tecnologia ocidental com o potencial auto-organização e cura interior pode promover resultados espetaculares na saúde humana.

O livro “Caminhos da Cura” aborda a transição paradigmática em pleno curso no terceiro milênio, com simplicidade e lucidez respaldado em sólida bibliografia científica e em consistentes práticas profissionais, com o propósito de evoluir para o salto quântico evolutivo, onde o conhecimento se reconectará à sabedoria, à solidariedade e ao amor, com imensos benefícios para as pessoas. Praticantes de Meditação e Tai Chi Chuan, os autores vêm promovendo desde o início dos anos 90 encontros e cursos na região Sul Fluminense para divulgar um novo modelo terapêutico baseado nos processos quântico/informacionais.

  • Francisco Di Biase – Cultura de Saúde

Comentarios


bottom of page