top of page

Transformando a História de Vida




Aprenda a transformar sua história de vida


Todos nós temos uma história de vida única e valiosa, que define quem somos e como vemos o mundo.

Como analista junguiana e hipnoterapeuta, acredito que a jornada de autoconhecimento começa com a compreensão da nossa própria história.

Ao identificar e ressignificar nossas experiências passadas, podemos entender melhor nossas emoções, comportamentos e nossos relacionamentos atuais. Esse é um processo que começa de dentro para fora.

Às vezes, sentimos necessidade de buscarmos ajuda através da psicoterapia também chamada de "terapia”, que vai auxiliar o paciente a identificar as causas dos problemas emocionais e encontrar novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins.


Entender de que a vida é inconstante, é importante, mesmo que se tome decisões apropriadas em um momento, pode ser que o desenrolar dos acontecimentos, apresentem um resultado diferente do previsto, do esperado.


É importante saber lidar com os imprevistos sem sofrer.


Tenho um colega de profissão e amigo, chamado Erickson Antunes que exemplifica bem o papel do terapeuta e do médico quando diz:

Nós, seres humanos temos um corpo:

E do corpo cuida o médico // Da mente cuida o analista, o terapeuta e do espírito cuida Deus.

Compreender sua história de vida pode ser uma experiência de cura.

Quando você aprender a transformar sua vida, será capaz de alcançar seus sonhos e administrar suas emoções, seus sentimentos descobrindo novas perspectivas e caminhos para o seu bem-estar físico, mental e emocional.

Não importa qual seja sua história de vida, saiba que você não está sozinho e pode recomeçar hoje no aqui e no agora, você é o autor de sua própria história e o responsável pelo seu próprio destino.

Penso que uma etapa fundamental para a mudança é o autoconhecimento. É necessário olhar para si mesmo com sinceridade e identificar quais são os comportamentos e pensamentos que estão impedindo o progresso em determinada área da vida.


Ser verdadeiro com o que pensa, sente e faz! Congruência, totalidade, inteireza.


A Neurociência, nos traz grandes contribuições que gostaria de compartilhar com vocês. Ela nos ensina que o cérebro humano é incrivelmente plástico e capaz de mudar ao longo do tempo.

Isso significa que podemos criar novos padrões neuronais e mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos. No entanto, essa mudança requer esforço e dedicação.

Com o tempo, esse novo padrão neural se torna mais forte e natural, tornando mais fácil manter um estilo diferente de vida.

Como?

Adquirindo conhecimento, caminhar pelo autoconhecimento nos leva a auto realização e nos permite fazer diferente do que estávamos fazendo.

Consciência é a resposta.

De acordo com a neurociência, a criação de novos padrões neurais requer tempo e repetição. Estudos mostram que é preciso cerca de 60 dias para criar um novo hábito e 90 dias para que esse hábito se torne automático.


No livro "Memórias, Sonhos e Reflexões", de Jung, podemos perceber que a transformação da história de vida pode começar com um reconhecimento profundo do nosso mundo interior, incluindo nossos sonhos, fantasias, emoções e memórias.

Podemos dizer que na perspectiva analítica, que a nossa verdadeira história é a história de nossa vida interior, e é através da integração dessas experiências que poderemos alcançar a individuação e uma vida mais plena.


Eu diria que é importante compreender que a mudança acontece a partir do momento em que nos tornamos conscientes do que estava até então inconsciente.

Tem uma frase de Carl Jung que diz: “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”.

Tem uma outra frase que resume toda a vida dele: “Minha vida é o inconsciente que se realizou”.

Pensem sobre isso.

Muita Paz.

Comentarios


bottom of page